Por que você deve começar a aprender música imediatamente nesta quarentena?

A música com certeza é uma das artes mais lindas e complexas que poderíamos apreciar em nossas vidas... O que seríamos sem ela? Até mesmo o canto dos pássaros é música aos nossos ouvidos (menos aquelas maritacas que nos perturbam a tarde inteira cantarolando no quintal haha). Enfim, nossos filmes favoritos, jogos, cultura, festas, e todas as outras coisas não seriam nada sem a música.





Então, se tudo é composto disso, por quê não aprendê-la? Nossa visão de mundo ficaria muito mais rica e sensível, enquanto nosso cérebro se desenvolveria muito mais por conta de novos conhecimentos tão especiais.

Você sabia que um músico, durante seu treino diário, ativa praticamente todas as áreas do cérebro ao mesmo tempo? Está vendo o quanto ela ajuda no nosso desenvolvimento?


Além de tudo isso (como músico posso falar por experiência própria), a música abre as portas do nosso mundo, criando novas oportunidades e ciclos sociais... Ela te ajuda a socializar, pode te dar uma renda extra, e participa do seu tempo de lazer, até porque quem nunca quis saber como tocar sua música favorita ou nunca admirou um cantor ou instrumentista?


Mas tudo precisa de um começo, uma iniciativa. Portanto, por qual motivo você não começa agora? Vamos aproveitar esta quarentena que temos um pouco mais de tempo em casa e transformar o tédio e ansiedade em um novo aprendizado para a vida! Turn on the music, baby!

Preparei este artigo justamente para te dar um empurrãozinho e te encorajar a iniciar nesta vida nova de um músico incrível, não importa se seu objetivo é ter a música como profissão ou se é apenas para se divertir em seu tempo de lazer. O que importa é que você vai amar ter essa arte correndo ainda mais pelo seu sangue!



Como começar a aprender música?



1º Passo: Pense no que você gosta.



À primeira vista pode parecer óbvio qual é o seu gosto musical para você. Porém, pare pra analisar mais atentamente e pense no seguinte: o que você mais repara naquela sua banda favorita? Quando escuta uma música, o que te chama mais atenção? É o vocalista que te surpreende mais? O guitarrista? O baterista? Quem você mais admira?


Quando você pensa assim, fica muito mais fácil de decidir qual instrumento te atrai mais, e, assim, ter uma ideia inicial de qual deles escolher para um bom começo.





2º Passo: Pesquise sobre aquilo que escolheu.



Quando eu era criança, eu nem ligava direito para os instrumentos musicais e muito menos pro saxofone. Foi quando meu pai e meu antigo professor me mostraram várias músicas e artistas que tocavam o sax e eu fiquei admirado! Nunca tinha visto um instrumento tão completo com um som magnífico daqueles. Então, com um incentivo do meu pai, comecei aos 9 anos de idade a tocar o Saxofone Soprano (um dos vários tipos de sax. Se quiser conhecer mais sobre toda a família do saxofone, clique aqui para ler nossa publicação completa, existem muito mais saxofones do que você imagina!). A partir daí, em todas as músicas possíveis eu reparava no som glorioso que fazia meu instrumento preferido...





Depois disso, comecei a pesquisar bastante sobre ele para estudar cada vez mais e mais e ir descobrindo sempre coisas novas para o meu aprendizado, não só do sax, mas de toda a música em si.

Portanto, aí temos as duas dicas mais valiosas: a persistência e a curiosidade.


Sobre as pesquisas, recomendo que, após ter escolhido o básico, analisados as músicas e essas coisas, comece a estudar pela teoria musical básica, a qual será nosso próximo passo.



3º Passo: A Teoria Musical Básica.



Para finalizar nosso assunto de hoje, apresento a vocês a base teórica da música, como já nomeei, Teoria Musical.

Aqui você encontrará absolutamente tudo o que precisa saber para tornar o seu aprendizado mais fácil desde a base. Por isso estamos desenvolvendo uma simples apostila de teoria musical básica para iniciantes. O projeto é novo, porém promissor. Então se você quiser ficar por dentro, assine nosso blog para não perder nenhuma novidade.



Conclusão


Como vimos, há infinitas vantagens para começar a aprender música. Comente aqui qual você achou mais interessante! Ah, e nada de perder tempo, hein? Aproveite seu tempo livre e transforme-o em um aprendizado valioso para sua vida!


Para não ficar por fora de nenhuma novidade, inscreva-se em nosso blog e leia nossos outros posts!


Até a próxima!

27 visualizações

@costaalmeidajp@gmail.com

  • Facebook

@casaldeideias1

Talita Avelino Bispo

  • Instagram

@casal_de_ideias

João Pedro C. Almeida