Você PRECISA saber disto antes de começar a tocar Saxofone

É fato que o saxofone é um dos instrumentos mais lindos que um músico pode saber tocar. Ele dá o brilho à uma banda e consegue fazer um show até mesmo sozinho.

Mesmo querendo tocar outros instrumentos, o saxofone é um dos mais clássicos instrumentos de sopro, e, com certeza, consegue dar uma ótima base para quem quer tentar somente os outros.

Porém, por onde começar?


Como eu disse em meu outro artigo (Você sabia que existem 17 saxofones diferentes? Veja que incrível!) existem 17 tipos distintos de saxofone (recomendo dar uma lida neste outro artigo para conhecer mais dos sax's) mas qual deles escolher? Qual deles é melhor para começar a aprender este belo instrumento?


Eu, quando tinha 9 anos de idade, comecei a aprender o Saxofone Soprano, que, na minha opinião, é um dos mais difíceis. Não recomendo começar a aprender por ele, a menos que queira enfrentar um enorme desafio de persistência. Naquela idade, eu não tinha nenhuma experiência com a música e decidi aprender com este instrumento, mas não me arrependo, pois comecei com o mais difícil, e hoje os outros ficam mais fáceis. Então essas são as desvantagens e vantagens, respectivamente, de se começar a aprender pelo Sax Soprano: a imensa dificuldade para quem não tem noção de instrumentos de sopro, mas, quando dominado, faz com que os outros saxofones pareçam mais simples.



Hoje, possuo o sax soprano e o tenor, e, pretendo com o tempo ir adquirindo todos os saxofones tradicionais. Como disse, por ter aprendido pelo mais difícil, os outros acabaram se tornando mais "fáceis", mas, se você quer mais eficiência para aprender, vou te dar duas opções:


1) Saxofone Alto


É o sax mais clássico e mais famoso também. Seu timbre é o mais reconhecido e também um dos mais fáceis de se tocar. Ele é afinado em Eb (Mi bemol) e tem um sopro muito mais fácil de se controlar comparado aos outros sax's.

Este sim é uma excelente opção tanto para quem é iniciante, quanto para quem já é profissional. Portanto, na minha opinião, é um dos saxofones com o som mais lindo, com uma sonoridade médio-aguda, e fácil de se manusear.




2) Saxofone Tenor


Na minha opinião, o tenor é o sax mais completo no quesito do timbre, já que apresenta uma perfeita harmonia entre o grave e o agudo, com seu som médio-grave. É um pouco pesado para se manusear, porém a maior parte das notas é tirada com facilidade (com exceção dos super graves, notas bem pesadas, que exigem um pouco mais de trabalho).

Este sax todos os saxofonistas deveriam experimentar, pois, além de ser o segundo mais clássico, é o que apresenta o timbre mais útil e completo.





Conclusão


Portanto, apresentei os 3 principais tipos de saxofone que comumente os iniciantes pegam para tocar com propostas diferentes.

Separei então estes 3 tipos com a melhor marca para quem está começando. Os preços são muito bons se comparado a outras lojas, por isso decidi escolher dentre os produtos da Amazon. Então fiz esta seleção:

Saxofone soprano à esquerda, como dito, para iniciantes que querem se desafiar muito (não recomendado para quem não entende nada de música).

Saxofone Tenor no meio, aquele com o timbre mais completo (é também meu favorito)

Saxofone Alto à direita, aquele com o som mais clássico e mais fácil de manusear.






Agora a escolha é sua! Qual deles te agrada mais? Dê uma visitinha nos links abaixo e inscreva-se em nosso blog para não perder nenhuma atualização! Vejo vocês na próxima publicação!

Um abraço!

12 visualizações

@costaalmeidajp@gmail.com

  • Facebook

@casaldeideias1

Talita Avelino Bispo

  • Instagram

@casal_de_ideias

João Pedro C. Almeida